04 agosto 2013

DISPONÍVEL O SINGLE "PAGAN HEART" PARA DOWNLOAD

HAIL GUERREIROS! A HORDA PAGAN THRONE DISPONIBILIZOU O SINGLE "PAGAN HEART" PARA DOWNLOAD VIA SOUNDCLOUD. BAIXE O SINGLE NO LINK ABAIXO:


RESENHA DE "PAGAN HEART" FEITA PELO SITE METAL SAMSARA



Independente - Nacional
Nota 8,5/10

Por Marcos Garcia

Realmente, o ano de 2013 tem-se mostrado cada vez mais auspicioso em termos de Metal, tanto de fora quanto o nacional, pois surgem trabalhos sublimes, feitos com garra e muita vontade, mesmo diante das muitas adversidades. E o quarteto carioca de Pagan-Black Metal PAGAN THRONE retorna mais uma vez com um EP de três faixas, 'Pagan Heart', que realmente é muito bom.

Após do Full Length 'The Way to the Northern Gates' , de 2010, a banda teve algumas mudanças de formação, e agora, com a formação estabilizada, mostram um trabalho musical ainda com raízes extremas, mas cada vez mais os toques de Folk/Pagan/Viking Metal estão mais evidentes em meio a rispidez sonora do grupo, especialmente pelas guitarras, que ganharam contornos melodiosos ótimos (os solos então ganharam um "feeling" melodioso bem acentuado), fora as vocalizações estarem mais bem trabalhadas (observem a dicção e variedade de tons vocais), e a base baixo/bateria ter ganho uma diversidade maior sem perder o peso tão característico do quarteto, fora a presença de teclados para a aclimatação e backing vocals fortes, e com esses aspectos fundidos, a banda mostra um grande amadurecimento e arranjos cada vez melhores, onde quem ganha são os nossos ouvidos.

A gravação ficou em um nível satisfatório, pois podemos comprovar a força dos instrumentos da banda, bem como a audição das nuances musicais da banda fica extremamente simples e nada sacrificante (quando é necessário uma atenção enorme para poder percebê-los). A arte, como não poderia deixar de ser, enfoca aspectos da natureza, inspiração máxima de bandas do gênero, com uma bela paisagem.

Musicalmente, o grupo mostra que realmente caprichou nas músicas, pois o nível do EP é ótimo, sendo uma pena serem apenas três faixas.

'Trial of the Gods' abre o EP, com os mesmos elementos que já ouvimos antes da banda, ou seja, velocidade moderada e grandes doses de agressividade, mas há momentos mais cadenciados em que as melodias ficam evidentes (as guitarras suprem bem este campo, especialmente no solo, e com toques de teclados que aclimatam bastante a música), fora o trabalho de vocal bem variado entre o rasgado e vocais vikings naturais. Já 'Disease of the New World' é bem agressiva e mostra a força da base rítmica baixo/bateria, que apresenta uma boa dinâmica nas variações de andamento. Mas 'Pagan Heart' é uma faixa muito intensa e com andamento mais cadenciado, com a melodia ficando muito evidente (o trabalho das guitarras realmente são fantásticos), especialmente onde a música fica limpa e os vocais naturais ásperos mostram sua força.

Já está na hora de um novo Full Length, pois a banda está no ponto, e como dito acima, quem ganha somos nós, especialmente porque a banda liberou o EP para download gratuito no Soundcloud do grupo. Mas a cópia física será procurada com avidez por todos que ouvirem o disco.