31 março 2007

OFICIAL MYSPACE HORDA PAGAN THRONE




ENTREVISTA PARA O BLACK WAR WEBZINE (2007)




Entrevista: Garm. Banda: Pagan Throne, Rio de Janeiro, RJ. E-mail. Atual formação: Garm (vocal), Lord Adaddon (baixo), Gorgoth (guitarra) e Daemortiis (bateria).

BW - Hail. Primeiro, uma pequena bio do Pagan Throne, desde seu início como Bloodythiirsty até sua transição para o atual nome...
Garm - O Pagan Throne foi criado em 1999 sobre o nome de Bloodythiirsty e teve um início difícil, talvez por ter sido criado com a intenção de soar comercial, não por todos os integrantes, porem direcionado por Dagarok. Com apenas um ano de formação a horda já havia decidido gravar, "The Unholy Sign of Hell" foi lançado em 2001 seguindo uma tendência death metal com alguns elementos de heavy metal. Em 2002 ao assistir um ensaio da horda a qual fazia parte (Vigor Mortiis) Dagarok chamou-me para fazer uns testes no Bloodythiirsty, pois havia uma intenção de Dagarok de direcionar a sonoridade para uma linha gothic death, com isso chamou Gerda (vocal lírico), não contente com esse direcionamento saíram da horda o guitarrista e o baixista, Donskton (Guitarra), Gorgoth (Guitarra) e Lord Abaddon (Baixo) foram chamados, sendo assim a formação estava concluída com: Garm (vocal), Dagarok (vocal), Gerda (vocal lírico), Donskton (Guitarra), Gorgoth (Guitarra), Lord Abaddon (Baixo) e Daemortiis (Bateria). A horda passou a fazer diversas apresentações obtendo críticas positivas e negativas a respeito de três vocais diferentes. Em 2004 após a descoberta de atos desonestos cometidos por Dagarok, resolvemos expulsa-lo da horda, juntamente com ele saíram Donskton e Gerda, com isso a formação atual foi estabelecida e os direcionamentos foram revistos, o nome da horda foi modificado surgindo então a era "Pagan Throne" o qual nos orgulhamos muito, pois a mesma é conduzida com muita honra pelos guerreiros: Garm (Vocal), Gorgoth (Guitarra), Lord Abaddon (Baixo) e Daemortiis (Bateria).

BW - Essa mudança de nome veio como um modo de se alinhar mais às ideologias pagãs da banda e também pelo fato de já existirem banda homônimas, correto? Independente disso, houve mais algum motivo, ou uma espécie de "recomeço" sob o novo título?
Garm - Devido à saída dos antigos integrantes, a formação que permaneceu, sentiu-se mais a vontade para expressar seus pensamentos em relação a temática lírica, com o Bloodythiirsty seguíamos uma linha mais death/gothic, a ideologia ficava esquecida devido a priorização de três vozes diferentes. A horda era muito influenciada por Dagarok que era o vocal principal sendo que o mesmo era extremamente egocêntrico e via na horda uma forma de ganhar dinheiro, quando isso foi descoberto, Dagarok foi expulso e demos início a era Pagan Throne. Podemos dizer que foi um recomeço, pois após a fase conturbada definimos melhor o nosso som e passamos a nos preocupar mais em fazer algo que realmente venha de nossas almas já que com os antigos integrantes o mais importante era ser comercial. Hoje estamos em um momento muito bom, todos os integrantes são amigos e dividem a mesma concepção sobre a vida num todo.

BW - "Unholy Sign Of Hell" trazia uma tendência death metal, segundo a biografia exibida no site http://www.bloodythiirsty.kit.net/. Esses elementos foram dissolvidos nos trabalhos posteriores. Como e porque ocorreu essa alteração?
Garm - Como mencionei anteriormente não era algo que vinha de nossas almas, era uma imposição de um cara que só visava lucro, a partir do momento que o expulsamos, passamos a fazer o que mais gostamos Pagan Black Metal.

BW - Ainda nessa mesma biografia, há citação sobre a interferência de cristãos no início da banda... O que exatamente aconteceu e como a horda reagiu a essas dificuldades?
Garm - Sabemos que existem muitas pessoas que dizem ser algo que na verdade não são, com o Pagan Throne ocorreu uma situação assim, existiam membros, que eu não vou citar nomes até porque o assunto já foi resolvido e não há motivo e nem importância para voltarmos nele, que buscavam a todo custo fazer algo comercial inserindo falsos contextos de Satanismo, sendo que tais pessoas eram falsas, pois nem acreditavam no que queriam pregar, queriam apenas se promover com palavras falsas, quando descobrimos a intenção desses indivíduos automaticamente foram expulsos, pois não toleramos falsidade.

BW - A formação da horda sofreu mudanças drásticas há alguns anos. Isso influenciou os rumos musicais e/ou ideológicos do Pagan Throne (então Bloodyrhiirsty)?
Garm - Com certeza, se não fosse essas mudanças não teríamos dado certo, quando resolvemos tirar os "falsos", já sabíamos qual seria a rota a percorrer, a horda já tinha adotado a linha pagã, apenas unimos a influência black metal dos integrantes remanescente com a ideologia pagã direcionadas pelas letras de Garm.

BW - A banda chegou a usar três vocalistas (Garm/Dagarok/Gerda). Como foi trabalhar com esse diferencial?
Garm - Não foi bom. Quando se tem muitas pessoas desempenhando praticamente o mesmo papel, as coisas tendem a dar errado, pois é normal surgirem opiniões que sejam divergentes, sem contar que acaba não soando natural, cada um tem a sua vez de cantar, vejam não que isso não vá dar certo com outras bandas até porque existem inúmeras bandas que possuem três vocais, digo, porque não deu certo conosco e hoje percebemos que com um frontman as coisas soam melhores para o nosso estilo, mesmo com um vocalista podemos ter diferentes timbres de vocal é só usarmos a criatividade e o talento é claro.

BW - Não houve algum problemas como a "adaptação" com a recente mudança de nome, visto que a banda já tinha alguns trabalhos e seu reconhecimento como Bloodythiirsty?
Garm - Não, os guerreiros que já conheciam a horda acharam que foi uma decisão sábia e que nos renderá muitos benefícios, até porque é normal, muitas bandas famosas, como por exemplo, o Taake, já tiveram outra identidade no passado e mudaram. Contamos com o apoio dos guerreiros para que a nova identidade, que na verdade nem é tão nova assim, pois já tem um ano, seja assimilada.

BW - O Pagan Throne lançou um single recentemente, "Northern Forests". A que se refere esse título exatamente ("Florestas Nortistas") e como foram as primeiras reações que sentiram a respeito dessa nova música?
Garm - As letras do Pagan Throne são criadas por mim (Garm), cujo principal enfoque é o paganismo de uma forma geral, "Northern Forests" fala de uma suposta era corrompida por um messias que se dizia ser o mestre de todo o universo, batalhas sangrentas foram travadas e a terra entrou em um mar de fogo, com muita honra guerreiros opositores a esse messias lutaram e conseguiram com a força dos Deuses pagãos a ascensão do espírito pagão livrando a terra da peste. Esse suposto recomeço se deu nas frias florestas do norte por isso o título. A aceitação esta sendo surpreendente, pois fizemos o nosso myspace sem pretensão quase nenhuma, apenas com o intuito de divulgar a horda e em menos de um mês tivemos mil acessos e pessoas do mundo inteiro comentando e deixando muitas mensagens positivas, realmente isso nos fortalece e esperamos com o full-lenght uma boa receptividade por parte do público.

BW - Sabemos que o paganismo é o tema lírico do Pagan Throne. Como a banda trabalha sobre esse assunto em suas letras, ou seja, quais são as influências pagãs e suas características que estão presentes?
Garm - Na verdade todas as letras são interpretações pessoais, não há personagens conhecidos ou lendas, são narrativas geralmente de batalhas pagãs por um ideal e tentando preservar suas origens e tradições que infelizmente foi ofuscada com a chegado do cristianismo, queremos mostrar através da música nossa indignação e ojeriza por esse povo hipócrita que só busca a destruição de tudo que é belo na natureza cultuado por tantos tempos por civilizações pagãs.

BW - Há certas discussões sobre a abordagem lírica no black metal hoje, que se dividiu bastante entre satanismo moderno ou tradicional, paganismo, mitologia nórdica etc. Com você encara isso? Haveria um tema ideal ou inerente ao black metal?
Garm - Todos são livres para escrever os seus pensamentos e sentimentos da forma que melhor desejarem, no nosso caso optamos seguir nessa linha pagã, pois se encaixa melhor no nosso estilo de vida. Sobre qual seria o tema ideal para o black metal, isso depende, a horda deve optar por algo verdadeiro que realmente faça parte do seu interior não seguir "modinhas"apenas para se promover, se o trabalho for feito com honestidade e sinceridade, sem dúvida vai ser bem visto pelo público.

BW - Ouvindo "Northern Forests", vemos uma evolução na produção e execução no trabalho da horda.desde o EP "Pagan Throne". Como você descreve o processo de um trabalho para o outro? O mesmo produtor atuou nos dois lançamentos, correto? Houve uma evolução em conjunto, e isso facilitou esse desenvolvimento?
Garm - Houve uma evolução sem dúvida, tanto na parte técnica quanto na qualidade da gravação. No EP "Pagan Throne" as coisas foram mais difíceis, pois na época não tínhamos tanta grana para investir em uma gravação por períodos, tivemos que optar por gravar tudo ao vivo com o auxílio de uns overdubs de guitarra, por esse motivo acabou o material ficando um tanto ríspido. Já no single "Northern Forests", tínhamos que fazer algo profissional, devido a nova postura adotada pela hora, não lançaremos materiais como o EP, pois queremos o máximo de qualidade em futuros lançamentos, novamente entramos em contato com o nosso produtor Call Galvão que prontamente nos mostrou seus novos equipamentos e formas de gravação que ele próprio aperfeiçoou, isso foi decisivo para a qualidade apresentada no single, sem dúvida o cd sairá com igual qualidade. É inegável que houve uma evolução por parte do produtor, pois soube captar exatamente o que queríamos no momento lapidando melhor as nossas idéias, esse trabalho em conjunto proporcionou resultados surpreendentes.

BW - E o que se pode esperar do full-lenght? Há algumas previsões a respeito?
Garm - Nesse Full-lenght buscaremos fazer algo diferente do que vem sendo feito na sena nacional, buscaremos agregar nossas influências pessoais ao som, ou seja, será possível ouvir bastantes partes de heavy metal tradicional, muitos solos, refrões, vocais limpos, enfim, buscaremos fazer um disco que mostre nossas identidades sem sair do foco que obviamente é o black metal. "Northern Forests" está previsto para Setembro, a bateria já esta gravada, pretendemos dar início as gravações de baixo e guitarra agora em Abril.

BW - A exemplo dos lançamentos anteriores, esse futuro disco sairá de forma independente, certo? Em que aspectos a independência facilita o trabalho da banda?
Garm - Será mais um lançamento da horda. Achamos melhor trabalhar dessa forma, algumas gravadoras buscam enriquecer a custa das bandas, achamos isso errado e não queremos nos tornar escravos de empresários que "sugam" toda a grana da banda em troca de capa de revista e coisas do tipo, tocamos black metal por que gostamos, não para ficar rico com o estilo, queremos que a nossa arte seja apreciada pelos fiéis guerreiros que tanto apóiam o estilo, vendendo por nossa conta o preço é mais acessível a todos. Trabalharemos com selos e distros para distribuição em outras regiões do país, Nos relacionamos somente com pessoas sérias e honestas, se alguma gravadora se encaixar nesse padrão poderemos fechar algum contrato caso contrario continuaremos a lançar por conta própria os nossos materiais.

BW - Há planos para atualizar o website (http://www.bloodythiirsty.kit.net/) que ainda se encontra como Bloodythiirsty?
Garm - O layout do novo site já esta pronto, lançaremos junto com o cd em Setembro para que haja uma melhor divulgação. Enquanto o site não vai ao ar os guerreiros que queiram conferir o som do Pagan Throne podem acessar o site myspace onde encontra-se a disposição para download o single "Northern Forests" o endereço é: http://www.myspace.com/paganthrone

BW - Previsões para shows fora do Rio de Janeiro? E como foram, no geral, as experiências ao vivo no Rio da horda durante sua trajetória?
Garm - A horda participará do 2º metal pride festival que será realizado em Curitiba previsto para Junho, antes haverá um festival aqui no Rio de Janeiro agendado para Abril e uma apresentação em São Paulo em Maio. Fizemos muitas apresentações no nosso estado, no geral recebemos muitas críticas positivas, gostamos muito de tocar ao vivo é onde podemos reencontrar os amigos e principalmente mostrar a nossa arte aos fiéis guerreiros.

BW - Hails! Considerações finais aos leitores do Black War Webzine!
Garm - A horda "Pagan Throne" agradece aos guerreiros que nos apóiam atualmente e aos que permaneceram nessa batalha durante os momentos difíceis, se hoje existe a horda sem dúvida foi por que obtivemos apoio de pessoas verdadeiras, continuaremos desempenhando nossos papéis de guerreiros pagãos, honrando nossas tradições, pois não pertencemos a essa corja cristã que prega o fim dos tempos, lutaremos até o fim, contamos com o apoio dos fiéis guerreiros brasileiros para permanecermos nessa luta. Hail aos leitores do Black War Webzine! Permaneçam fiéis, pois a batalha é eminente.